quarta-feira, 29 de abril de 2009

Temporão apresenta Plano de Atividade Física e defende meia hora de exercícios diários

A prática de atividades físicas regulares é a melhor maneira de evitar doenças e aumentar a qualidade de vida. Meia hora de exercícios físicos por dia e uma alimentação saudável podem reduzir os riscos de doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e o câncer. O alerta é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que apresentou neste domingo o Plano Nacional de Atividade Física, no Rio.
Durante o evento, Temporão afirmou que é pequena a parcela da população (16,4%) que faz exercícios regularmente.

Mulheres são menos sedentárias que os homens, revela pesquisa do Ministério

"O recado é realizar pelo menos 30 minutos. Ninguém vai virar atleta. Mas uma caminhada é importante. Vai na padaria, não vai de carro, pega a bicicleta. Para subir dois andares, para que pegar o elevador?", disse.
De acordo com o ministro, "existe uma relação muito íntima" entre estilo de vida e doenças crônicas, o principal problema de saúde do país.
Durante o evento, o secretário municipal de Saúde do Rio, o cardiologista Hans Dohmann, também reforçou a recomendação. Disse que meia hora de exercícios "tem mais efeitos que os remédios" na prevenção de enfartes e derrames.
Elaborado em parceria com o Ministério do Esporte, o Plano de Atividade Física, apresentado hoje, tem o objetivo de ampliar de 450 para 1.000 o número de municípios que desenvolvem projetos na área, além de incentivar a construção e reestruturação de espaços públicos voltados às atividades, como ciclovias, praças e parques.
"Podemos promover caminhadas em unidades de conservação, parques e reservas, inclusive junto com as escolas, de forma que as crianças conheçam o meio ambiente e saíam da frente da televisão", sugeriu o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que também esteve no evento.
O Ministério da Saúde já destina para os municípios credenciados cerca de R$ 25 milhões por ano para projetos de saúde envolvendo atividades físicas. De acordo com Temporão, com novas adesões, os investimentos devem ser de R$ 60 milhões por ano até 2011.

(folha de São Paulo,05 de abril de 2009)


Estes artigos foram publicados em variados jornais de várias partes do Brasil!
É evidente toda a preocupação,pois ao mesmo tempo que as tecnologias evoluem nosso meio,
elas regridem nossa saúde!
Claro!É muito mais fácil jogar futebol com o play station,sem suar,sem trocar de roupa;ou mesmo ir de carro a quatro quadras de casa!
No mundo em que nos encontramos hoje,o tempo é curtíssimo!Mesmo assim, existem atividades que estão dentro na nossa rotina que podem ser feitas com um minimo esforço fisico!
Uma caminhada até a padaria de manhã,uma varrida na casa,um futebol com o filho,um passeio de bicicleta no parque nos domingos...enfim,existem varias atividades que se encaixam em nosso tempo!
Não háduvidas de que saúde e qualidade de vida estão diretamente associadas,e este incentivo do governo é ótimo!